Banhos Terapêuticos

jan12 316
As lembranças ligadas a água está entre as mais felizes da infância

A água é o princípio da vida e da vida e parte essencial a sua sustentação. Toda e qualquer forma de vida necessita de água para se sustentar. Muito antes de nos tornamos o que somos (Homo sapiens), antes de desenvolvermos um sistema digestivo no interior do nosso corpo, havia uma forma de nutrição, um modo nos alimentarmos de nutrientes, sem mesmo ter um estômago. Isso era possível através da membrana, hoje nossa epiderme (pele), ela absorve os compostos e expelem os resíduos do nosso metabolismo. Nós esquecemos de que a nossa pele foi o nosso primeiro órgão digestório, mas o nosso corpo não esqueceu.

ervas-1
Algumas ervas com propriedades fitoterápicas conhecidas usadas em banhos e chás

A regra é “o que pode comer, pode passar na pele”.  Nossa pele se nutre e não só isso, ela absorve os nutrientes e nutre o nosso corpo. As plantas, em especial, têm o poder de nos oferecer não só nutrientes, mas energia vibracional armazenada em seu campo capaz de nos oferecer proprieem registros do uso de banhos terapêuticos na Índia, na cidade de Monhenjo-Daro. Em Creta, por volta de 1700 a.C., e no Egito em torno de 1350 a.C., e em todo território romano, há muitos resquícios de templos dedicados a deuses, onde se tomava banhos coletivos buscando higiene, saúde e integração com as forças divinas.

apollon1
Apolo sendo banhado pelas ninfas

Após a expansão do cristianismo, o hábito de banhar-se caiu em desuso. A igreja católica fez com que esses hábitos fossem considerados pagãos e os banhos públicos passaram a ser vistos como locais de perversão. Com isso, as pessoas perderam a saúde em toda a Europa durante os anos sombrios e sujos da Idade Média, foi a época em que as doenças infecciosas mataram mais que as guerras.  Apenas na Europa, os costumes ancestrais foram mantidos em todas as partes do mundo. Durante a expansão europeia, os povos americanos, africanos e orientais tinham os europeus como legítimos bárbaros por seus péssimos hábitos de higiene.

sento-onsen-banner-726x400
Casa de banho japonesa, sec. XVI

Na Escandinávia usavam-se banhos a vapor. Esse costume foi espalhado pelo mundo inteiro, não só por eles, mas pelos mulçumanos que levaram os banhos a vapor para a Espanha. Na Turquia se encontra ainda vestígios dos banhos a vapor que ficaram mundialmente famosos como Banhos Turcos. Povos americanos como maias e incas, condicionaram suas culturas às técnicas de armazenamento das águas pluviais do lago Titicaca. No Japão o banho é uma atividade familiar e sagrada. São famosos os banhos de ofurô, banhos de ervas das casas de banhos japonesas.

Medieval-Bath
Banho de asseio introduzido nos cuidados a doentes após descobertas científicas sobre doenças causadas por falta de higiene.

Na Europa, porém, só depois das descobertas de Louis Pasteur é que os banhos e a higiene corporal voltaram a ter importância para a saúde. Hospitais passaram a ser limpos regularmente e pacientes passaram a ser banhados.

images
Banho de Cristal Violeta, para abrir a intuição e ver a verdade.

Hoje, todos os ramos da medicina reconhecem a importância da higiene para a saúde física e mental. Além disso, a água passou a ser associada aos seus benefícios energéticos, dotada da capacidade de aproximar o homem da sua origem e do sagrado.

astrologia-astrocentro_460

Os banhos terapêuticos têm recebido cada vez mais atenção por seus efeitos desintoxicantes, rejuvenescedores, relaxantes e curativos. Banhos terapêuticos ou banhos de beleza fazem parte de serviços oferecidos por hospitais, clínicas e spas em todo o mundo. Aqui você pode escolher qual o tipo de banho que mais te agrada ou precisa ou ainda nos contactar para um banho personalizado curativo e fitoenergético

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s